Sinta-se em casa hospedagens

MUSEUS E GALERIAS

A cidade de São Paulo é um grande centro de arte e cultura, concentrando muitas atrações. Os temas e estilos dos museus e das galerias da capital são os mais variados, desde futebol até arte sacra.

A seguir, confira uma lista dos melhores museus e galerias em São Paulo. Com certeza, você vai encontrar o passeio ideal para o seu gosto.

Pinacoteca de São Paulo

BAIRRO DA LUZ

No bairro da Luz, a Pinacoteca de São Paulo atrai amantes das artes, famílias, casais e escolas todos os meses. O foco do museu é a arte brasileira produzida desde o século XIX até hoje. A Pinacoteca abriga exposições temporárias e um acervo com mais de 10 mil peças da autoria de grandes nomes das artes plásticas, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari.

Além das exposições e do acervo, o museu conta com atividades extras, como cursos, debates e rodas de conversa, além de uma lojinha para quem deseja comprar souvenirs ou catálogos. A Pinacoteca de São Paulo tem um café com vista para o Parque da Luz, que também vale uma visita.


Museu do Ipiranga

IPIRANGA

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista, que é um museu especializado em história e cultural material e integra a Universidade de São Paulo.

O edifício em que hoje estão instaladas as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em comemoração à Proclamação da Independência, ocorrida em 1822. O edifício foi construído entre 1885 e 1890. Em 1894, o recém-criado Museu do Estado (Museu Paulista) foi transferido para o monumento.

Foi assim que as histórias do Museu público mais antigo de São Paulo e do Monumento à Independência se misturaram e, desde então, ele ficou conhecido como Museu do Ipiranga.


Masp

BELA VISTA

O Museu de Arte de São Paulo é conhecido por sua sede, uma estrutura de concreto e vidro de 1968 projetada por Lina Bo Bardi , cujo corpo principal é sustentado por duas vigas laterais em um espaço independente de 74 metros. É considerado um marco da cidade e principal símbolo da arquitetura moderna brasileira.

O museu foi fundado em 1947 por Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi , e é mantido como uma instituição sem fins lucrativos.

O MASP se destacou pelo envolvimento em diversas iniciativas importantes em museologia e educação artística no Brasil, bem como pelo pioneirismo como centro cultural. Foi também o primeiro museu brasileiro a exibir arte pós-Segunda Guerra Mundial.


Museu Afro Brasil

VILA MARIANA

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, administrado pela Associação Museu Afro Brasil - Organização Social de Cultura.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso Parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu conserva, em 11 mil m2 um acervo com mais de 8 mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje. O acervo abarca diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiros, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros temas ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.


Museu da Língua Portuguesa

BAIRRO DA LUZ

O Museu da Língua Portuguesa, do lado da Estação da Luz, é um grande centro de difusão e preservação da língua. A exposição de longa duração do museu conta a história do idioma, com obras interativas que encantam crianças e pessoas adultas.

Pelo museu, já passaram exposições temporárias dedicadas a grandes nomes da Literatura Brasileira, como Clarice Lispector e Guimarães Rosa. Além disso, o local abriga um auditório, que reproduz o filme Idiomaterno, com a história da linguagem humana, de diferentes idiomas e também da Língua Portuguesa


Museu de Arte Contemporânea (MAC)

VILA MARIANA

Bem perto do Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Contemporânea, MAC, abriga exposições temporárias e um acervo de obras produzidas nos séculos XX e XXI, de nomes renomados, como Hugo Adami e Gladys Afamado. O MAC ainda oferece cursos de extensão e conta com a Biblioteca Lourival Gomes, com mais de 15 mil volumes.

Na cobertura do museu, o sofisticado restaurante Vista permite tirar lindas fotos do Parque Ibirapuera e do Instituto Biológico, por conta da vista privilegiada do local. Durante a manhã ou de tarde, não deixe de provar as delícias do café do museu e ficar em uma mesa no imenso terraço. O MAC conta ainda com uma livraria no local, especializada em livros de arte e ciências humanas


Itaú Cultural

BELA VISTA

O Itaú Cultural é um instituto voltado para a pesquisa e a produção de conteúdo e para o mapeamento, o incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais. Dessa maneira, contribui para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Ao considerar a cultura uma ferramenta essencial à construção da identidade do país e um meio eficaz na promoção da cidadania, o instituto busca democratizar e promover a participação social.

Centro de referência cultural, há 29 anos promove e divulga a produção brasileira – no país e no exterior.


Museu da Imagem e do Som (MIS)

JARDIM EUROPA

O Museu da Imagem e do Som (MIS) é um museu público estadual, vinculado à Secretaria da Cultura e inaugurado no ano de 1970.

Fruto de um projeto iniciado alguns anos antes por intelectuais e produtores culturais, como Ricardo Cravo Albin, Paulo Emílio Salles Gomes, Rudá de Andrade, Francisco Luiz de Almeida Salles e Luiz Ernesto Machado Kawall, o museu preserva hoje o patrimônio de audiovisual nacional e abriga diversos documentos sonoros e imagético.


Instituto Tomie Ohtake

PINHEIROS

O Instituto Tomie Ohtake foi inaugurado em novembro de 2001. O edifício foi projetado por Ruy Ohtake e é presidida por seu irmão Ricardo Ohtake.

Como homenageia a artista que lhe dá o nome, o Instituto desenvolve exposições que focalizam os últimos 60 anos do cenário artístico, ou movimentos anteriores que levam a entender melhor o período em que Tomie vem atuando, organizando mostras inéditas no Brasil como Louise Bourgeois, Josef Albers, Yayoi Kusama, Salvador Dalí, Joan Miró, entre outras.